Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização da população ao redor do tema do suicídio, prática geralmente associada a depressão. 
O mês de setembro foi escolhido porque no dia 10 de setembro se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 
A data foi estabelecida em 2015 e, desde então, virou uma campanha amplamente divulgada em todo o país. 
O principal objetivo do setembro amarelo é dar visibilidade ao tema e conscientizar a população para a prevenção de suicídios.


Dados sobre o suicídio
 no Brasil e no Mundo

- São registrados 12 mil suicídios por ano no Brasil, sendo o oitavo país do mundo em números absolutos.
- Segundo a OMS, ocorrem cerca de 800 mil suicídios por ano no mundo.
- Sabe-se que o suicídio é a segunda maior causa de morte para jovens de 15-29 anos.
- Estima-se que 96% das pessoas que cometem o ato contra sua própria vida sofrem com algum transtorno.

Por que a escolha da Cor Amarela para representar a campanha de Prevenção ao Suicídio?

Em 1994, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme, que morava com os seus pais em Westminster, cidade no Colorado, nos Estados Unidos, se matou dentro de seu Ford Mustang 1968. 
O Mustang Amarelo, segundo os amigos de Mike, era seu principal passatempo. Mike reformou o carro e pintou de amarelo.
O adolescente cometeu suicídio por não saber pedir ajuda. 
No dia de sua morte ele deixou um recado pedindo para que seus pais não se culpassem pelo que ele havia feito. Quando encontraram o bilhete, infelizmente já era tarde. 
Depois de sua morte foi descoberto que Mike tinha sinais de depressão e não estava sabendo lidar com um término de um namoro.
Por isso, durante o enterro, os pais, Dale e Darlene Emme, distribuíram cartões com fitas amarelas para todos os que estavam presentes. 
No cartão estava escrito a frase “Se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda!”.
Uma pessoa que estava no funeral espalhou os cartões pela cidade e, em semanas, os pais de Mike começaram a receber ligações de pessoas de todo o estado pedindo ajuda. 
Pouco tempo depois a iniciativa ganhou repercussão nacional.
Desde então começaram várias campanhas de prevenção pelo mundo, e, em todas, a cor amarela é usada para representar a campanha, a fim de homenagear o jovem apaixonado pelo Mustang 1968 amarelo.
O número de suicídios que poderiam ser prevenidos é incontável. 
Estima-se que pessoas que já tenham tentado tirar sua vida, possuem de 5 a 6 vezes mais chance de tentar suicídio novamente. 
Grande parte dos suicidas tinham alguma doença mental, muitas vezes não diagnosticada ou não tratada da forma adequada.

Alguns fatores de risco para o suicídio são:

- Abuso sexual na infância

- Alta recente de internação psiquiátrica

- Doenças mentais

- Doenças incapacitantes

- Impulsividade/Agressividade

- Isolamento Social

- Suicídio na família

- Tentativa prévia de suicídio
Se você precisa de ajuda, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188 ou mande um e-mail para o site cvv.org.br



Postagem Anterior Próxima Postagem