Sobre a Matéria "Autoritarismo Social e Descaso Ambiental em Santa Isabel", por Jailton da Penha


Ao ler a matéria do nobre colega Jailton da Penha, no Blog Seu Voto vale Mais,  quem ficou APAVORADA fui eu... As pessoas estão perdendo completamente a noção do bom senso e da ética....
Isto me faz recordar das "Três peneiras de Sócrates":

"Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti."
Meu caro Jailton, creio que você não passou a informação sobre o fato pelas peneiras da VERDADE, BONDADE E UTILIDADE.
Pois o fato que se deu na Usina Santa Isabel posso eu mesma lhe contar, pois as duas funcionárias em questão sou eu, Kátia Santos - Assistente Social, e Izolina Basil - Coordenadora do CRAS Nova Bom Jesus, e posso lhe dizer que o que ocorreu foi o seguinte:
Realizamos uma visita à 14 RESIDÊNCIAS na localidade da Usina Santa Isabel.... Repito 14 e não 64 Casas... Que, de acordo com a Defesa Civil, foram construídas em área de risco à beira rio há menos de 10 anos com o  objetivo de efetuar um levantamento dos dados transmitidos e verificar se estes moradores das 14 residências TERIAM INTERESSE em uma Casa Popular na Nova Bom Jesus PARA SAÍREM DA ÁREA DE RISCO. Ninguém disse para eles que eles seriam obrigados a aceitar a casa. Só fomos OFERECER uma casa na Nova Bom Jesus para que saíssem da área de risco, se assim desejassem. A maioria recusou a oferta. Fizemos um relatório informando à prefeitura que os moradores não querem sair da localidade, pois ali construíram sua história de vida. Nada mais.
Afirmo a você que em momento algum moradores foram PERSUADIDOS ou mesmo FORÇADOS a deixarem suas residências. Mas precisávamos perguntar. Não dá para fazer Serviço Social especulando, é preciso conhecer a realidade local. No caso da Usina Santa Isabel a realidade local que verificamos é que a maioria dos moradores entrevistados não tem interesse em uma unidade habitacional na Nova Bom Jesus e nós respeitamos isso.
Quanto ao fato de DEMOLIR não cabe a mim dizer se serão ou não demolidas, pois sou uma simples Assistente Social. Não sou da Defesa Civil nem da Secretaria de Obras... Mas se existe um Plano de Ação com esse propósito penso que os moradores devem ser consultados a respeito, pois se ali construíram suas casas de maneira irregular ou não a responsabilidade também é da Prefeitura.
No momento, nenhuma casa será DEMOLIDA como o Sr. ouviu dizer. Tenho conhecimento de um Despacho que determina um estudo sócioeconômico das famílias e elaboração de um projeto para remoção das famílias da área de risco por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Quanto à demolição dos imóveis o Despacho cita algo a respeito em providências  a serem tomadas pela Secretaria de Obras, bem como remoção de famílias da área de risco. Mas isto não quer dizer que as casas serão de fato demolidas.
O serviço que eu e a Srª Izolina fizemos foi o de levantar dados apenas. O mais não cabe a nós. A única coisa que não fizemos, o Sr. pode ter a certeza, foi colocar terror.
A Prefeitura deve sim assumir um Mea culpa - se constatado que estas casas estão registradas no Cadastro Imobiliário - por ter permitido a construção em Área de Risco.  Se é área de risco por que permitiram a construção? Onde estava a fiscalização que não viu? Por que não colocaram placas no local proibindo a construção?
Mas cada morador também deve assumir um Mea culpa por saber que a Usina Santa Isabel é área de risco quando de enchentes e controem novos imóveis sabendo que na época de enchentes ficam desesperados solicitando casa e aluguel social por parte da prefeitura.
Não digo que sou a favor da retirada dos moradores de suas casas, mas e se fosse o caso de futuramente remover as famílias da àrea de risco e demolir estas casas? Por que não? Preferimos ver o sofrimento de moradores que a cada enchente perdem bens materiais ou a própria vida? Criamos raízes, mas a vida não é estática... Às vezes as mudanças são necessárias... Somos contra a remoção? Então vamos criar um projeto para a Usina Santa Isabel que resolva o problema da população ribeirinha sem que esta precise deixar para trás toda sua história de vida. Mas não vamos fazer a crítica pela crítica, simplesmente para afirmarmos que temos ideologias contrárias ou somos de partidos políticos adversários.
O obejtivo deve ser um só: o bem estar da comunidade da Usina Santa Isabel...
Será que a melhor saída é a cada enchente a gente trabalhar de modo paliativo? Penso que abrigar famílias na escola, dar-lhes uma cesta básica e passar cal na casa quando a água baixar não é a melhor solução...A gente se acostuma, mas não devia...
Não estou defendendo a prefeita, muito menos fazendo política, mas fico indignada porque vejo que vai se aproximando a época política e alguns pré candidatos ficam fazendo POLITICAGEM, distorcendo fatos, deturpando a verdade e usando a falta de conhecimento das pessoas para conseguirem votos...
Quer ser votado? Vai lá, apresenta uma proposta de governo pro eleitor... Diz o que você vai fazer para mudar a situação em que se encontra o nosso município que a cada dia está mais carente de saúde, de cultura, de educação... Diz o que pretende fazer para ajudar a combater a drogadição que está tomando conta dos nossos jovens e esta sim está COLOCANDO TERROR nas famílias e nos lares. Conquistem o eleitor e não MANIPULEM com meias verdades ou mentiras, porque estarão se tornando como muitos políticos que nada fazem e só procuram o eleitor em época de eleição.
Penso que o senhor poderia ter procurado as duas funcionárias antes de prestar informações deturpadas à comunidade, pois as duas funcionárias que o senhor citou em sua matéria não COLOCARAM TERROR na Usina Santa Isabel, apenas foram cumprir com suas obrigações. Uma coisa que eu prezo muito é o Código de Ética da minha profissão e nele diz que nós, enquanto Assistentes Sociais, devemos ter um comprometimento com nosso usuário. Nossa função é prestar esclarecimentos acerca dos direitos de nossos usuários, senhor Jailton. Portanto, não faça julgamentos precipitados acerca da conduta de um funcionário sem antes o senhor sequer se informar quem é ele.
E caso o senhor tenha alguma dúvida acerca do que pode acontecer à Usina Santa Isabel e às casas construídas em área de risco pode procurar a Prefeitura e pedir uma cópia do referido Despacho.
Mas acima de tudo, Sr. Jailton, quando alguém lhe contar uma história passe pelas TRÊS PENEIRAS...
Quanto a mim, coloco-me a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre a visita realizada em 18 de Junho de 2012 na Usina Santa Isabel...
Postagem Anterior Próxima Postagem