A Utilidade das Pessoas e os Limites da Compaixão



Citando Pe. Fábio de Melo, gostaria de atentar vocês para esta verdade: “Você ter utilidade pra alguém é uma coisa muito cansativa. Tá certo, realiza. Humanamente falando é interessante você saber fazer as coisas, mas eu acredito que a utilidade é um território muito perigoso, porque muitas vezes a gente acha que o outro gosta da gente, mas não. Ele tá interessado naquilo que a gente faz por ele."
 Quando li esse texto, há um tempo atrás, nem imaginava que em breve ele se tornaria uma profecia que se realizava em minha vida.
 A dura constatação de que a teoria se aplica na prática, veio em 2018, no meu ambiente de trabalho. 
Esse choque de realidade me fez querer gritar... "Pára o mundo que eu quero descer!!!" 
 Sim, eu não quero mais estar no lugar onde eu me encontro.
Porque na ilusão que eu estava vivendo, eu  não conseguia enxergar que pessoas que conviviam comigo seriam capazes de inventar mentiras ao meu respeito e me acusar de coisas que sabiam que não eram verdadeiras. 
Aí, vem a questão da Utilidade citada pelo padre Fábio de Melo... Por trás da máscara do sorriso amigável, se escondia a inveja e o preconceito.
Tentaram apedrejar Maria Madalena, mas Jesus interveio dizendo: "Aquele que não tem pecados que atire a primeira pedra"... 
Mas os hipócritas me lançaram uma pedreira inteira... Os mesmos que arrotam santidade e falam mal uns dos outros pelas costas, que cometem adultério com os maridos alheios, que mentem...
Usaram a Linha Direta de Comunicação do diabo com a Terra, a "Denúncia Anônima"...  
Quando a gente ajuda, ou faz algo pra alguém desinteressadamente, as pessoas não dão valor... Não valorizam o empenho do outro, o tempo do outro
Muitas vezes fiquei horas  trabalhando em casa, depois do meu horário, para fazer horário de turma para a escola, porque não tinha Orientador Pedagógico e ninguém queria fazer...
Diversas vezes os alunos estavam fazendo bagunça nos corredores e eu tive que apagar o fogo do parquinho, porque a escola não tem Coordenador de Turno e os demais Funcionários não estavam nem aí... Queriam mais era ver o circo pegar fogo...
Todos os dias eu rezava com os alunos no horário de entrada dos turnos, percorria as salas pedindo que esperassem o professor em sala de aula... 
Tantas vezes eu emprestava a bola da escola para que os alunos fossem para a quadra em horários vagos... 
Realizei diversas visitas domiciliares em meu carro fazendo a função do "Grupo de Visitadores", que não existia na escola... Diversas vezes fiquei no portão ajudando a controlar entrada e saída de aluno... 
Só pra exemplificar as diversas funções que EU, uma única pessoa,  realizei naquela escola ingrata...
E quando surge uma falsa acusação vinda de pessoas sem escrúpulos que se escondem atrás do anonimato, a pessoa que mais ajudei se afasta e as demais disseminam seu veneno.
Então eu caí sem paraquedas no mundo real... Um mundo feio, sujo, mesquinho, de pessoas frias e cruéis.
Aí me lembro agora de um vídeo da Monja Coen sobre os "Limites para a Compaixão", onde ela diz o seguinte: "Às vezes, a pessoa que você mais ajuda, cuidado, muitas vezes é aquela que mais vai querer o seu mau."
Só tenho a dizer a vocês "Não seja bonzinho, boazinha demais que isso não dá certo, você atrapalha a vida dos outros. 
Os colegas de trabalho eram todos lobos em pele de cordeiro... Prontos para atacar a ovelha...
Vivemos rodeados de lobos... O que podemos fazer para mudar isso? 
Simples...
 O lobo vem e diz assim: "Me dê a sua carne!"... Você diz: "Não, meu filho, você vá caçar. Você tem capacidade de caça e eu não sou bom alimento pra você. Porque eu tenho coisas a fazer também."
E, desta maneira, "só vai ficar até o fim, aquele que depois da nossa utilidade, descobrir o nosso significado (...) “ a vida é assim, minha gente, fique esperto, viu?"
E finalizo aqui citando Projota:
"Haja o que houver, só preciso de
Foco, um objetivo pra alcançar
Força, pra nunca desistir de lutar e
Fé, pra me manter de pé, enquanto eu puder"
Postagem Anterior Próxima Postagem